You are hereBlogs / admin's blog / ebook

ebook


By admin - Posted on 05 September 2017

Saiu a primeira versão do Guia Maker da Impressão 3D - Teoria e Prática Consolidadas.

Update, 03 de outubro de 2017: o repositório do github foi criado como prometido. O PDF feito a partir de asciidoc já está superior ao original e com muitos erros corrigidos, o link se encontra abaixo do link de pagamento, na imagem da capa do livro. Lembrando que um dos privilégios de quem doa é poder escolher qual vai ser a próxima capa!




SIM! Eu desejo contribuir com 49 reais para que o autor continue atualizando e aumentando o conteúdo do livro, que faça vídeos e animações explicando, que aumente suas colaborações com software livre, e quero poder escolher os temas para ele trabalhar no livro e vídeos, e poder ter suas palestras e cursos em minha cidade!




SIM! Eu desejo contribuir financeiramente com o desenvolvimento do livro e outros materiais educativos, incluindo colaborações com softwares livres de impressão 3D, palestras, vídeos e cursos, e com isso poder escolher temas para o livro e vídeos, com a quantia de 39 reais!




SIM! Eu desejo contribuir financeiramente com o desenvolvimento do Guia Maker de Impressão 3D doando 29 reais pelo livro e como estímulo para o autor continuar atualizando e fazendo vídeos educativos sobre o assunto.

 

Você pode ainda tornar-se apoiador do canal do youtube e das melhorias deste livro através de:

PAYPAL





BITCOIN - Carteira para doação: 1G32VN1vL953rWsacPhHf5tfKbnGsF1S5J

ETHEREUM - Carteira para doação: 0x6fbf588ef8b60fe8898117c2115ea7b5f39280ec

Clique na capa do livro para baixá-lo:


-- Patola

Questões Frequentemente Perguntadas

Por que eu tenho que doar?

Resposta: você não tem que doar. Pode baixar as 587 páginas do conteúdo do livro e eu nem saberei disso - eu não sei nem quantos downloads foram feitos. E não te peço email (embora o serviço de doação do pagseguro exija isso). De fato, certo portal brasileiro de impressão 3D me passou a condição que só publicaria a notícia do livro se eu coletasse os emails das pessoas -- o que eu obviamente recusei.

Mas então, por que eu deveria doar?

Resposta: o livro é um presente pra comunidade. Algo mais ou menos assim: "olha, eu escrevi isso. Você gostou? Quer que eu continue corrigindo, escrevendo mais, explorando o assunto, fazendo vídeos educativos, palestras, Hangouts, traduções e contribuições com software, etc.? Você pretende ganhar dinheiro com impressão 3D? Você quer que alguém passe perrengues por ti, pra poder te passar a experiência mastigada e você não ter que perder dinheiro e tempo por isso?" A idéia é que com esse material, você vai economizar (bem!) mais do que está doando. Encare como um investimento... inclusive o livro trabalha esta parte, entrando nos detalhes de como cobrar por impressões 3D, como utilizar financiamento coletivo, armadilhas a evitar, como aumentar o valor do seu serviço, etc...

Foi muito difícil escrever este livro?

Demais. Por isso, eu acabei demorando muito mais do que esperava. Contando todas as experiências feitas especificamente para documentar no livro, o desenho e modelagem de todas as figuras, as pesquisas de campo e entrevistas com especialistas, e a redação e correção do livro -- tantas partes foram reescritas que na verdade eu escrevi o conteúdo dele duas vezes --, investi algo entre 1200 e 1500 horas. Só na seção de deltas, foram cerca de 65 horas. Foram mais de 20.000 reais (com o retorno financeiro dos serviços associados já descontado) em materiais, equipamentos e instalações para os resultados e lições.

O que acontece se eu não doar?

Não acontece (quase) nada, e esse é o problema. Suponho que você prefira que aconteça alguma coisa: o livro seja atualizado constantemente, softwares ganhem novos recursos, mais vídeos educativos de impressão 3D em português surjam, novos temas sejam explorados. Claro que se eu me empenhei tanto com esse material, não vou deixá-lo de lado; mas sem o seu suporte financeiro, terei que tomar meu tempo com outros ofícios remunerados e sobrará pouco tempo livre pra eu me ocupar disso como hobby.

O que o livro tem que outros não têm?

-- alguns desses itens constam em um ou outro livro de impressão 3d, mas geralmente sem explorar o assunto a fundo, e nenhum livro dos que pesquisei reúne mais do que 2 ou 3 deles.

  • Ele conta a história da Impressão 3D resgatando o papel do movimento reprap (que o documentário Print the Legend, por exemplo, tentou apagar da história), mostrando também os papers e posts de blog seminais que mais adiantaram para o desenvolvimento das impressoras 3D.
  • Ele conta o histórico da impressão 3D nacional, em especial do grupo ReprapBR mas também de grupos acadêmicos como o LAPAC e instituições como o CTI.
  • Ele está totalmente sincronizado em termos técnicos com o primeiro fatiador totalmente traduzido para o português, o Cura. E isso foi possível porque, como é software livre, eu mesmo fiz a tradução dele. Se ninguém vier na frente e eu conseguir suporte financeiro suficiente, pretendo também traduzir o Slic3r e Mattercontrol -- já acompanho de perto o desenvolvimento deles há anos.
  • Ele explica como calibrar uma delta. Eu sei, você já viu muitos tutoriais sobre isso -- mas eu sempre senti que eles se empenham em passar uma receita de como fazer sem explicar por quê, e acredito que consegui fazer melhor que isso, com 19 páginas recheadas de ilustrações (modeladas em 3D) mais 4 páginas explicando a auto-calibração do novo Cura.
  • Alguns poucos livros de Impressão 3D mencionam a suavização com acetona. O livro explica e ensina a alisar com acetona, metil-etil-cetona, solução limpadora, tetraidrofurano (PLA), clorofórmio e outros. Você pode assistir minha palestra no Makerbar sobre esse tema.
  • Analisa modos de ganhar dinheiro com a impressão 3D, desde cobrando por impressões e modelagem até usufruindo de financiamento coletivo (crowdfunding)
  • Indicação de oportunidades de investimento e inovação. O livro é salpicado de exemplos onde a impressão 3D carece de soluções, comércio e peças.
  • O livro ensina a fatiar não apenas com um fatiador, mas três: Slic3r, Cura e Simplify3D, tratados com igualdade. Outros fatiadores e seus diferenciais também são citados.
  • O livro ensina a lidar não apenas com um firmware, mas três: Marlin, Repetier Firmware e Smoothieware, este último sendo pra ARM que creio ser a tendência nos próximos anos. Os três são tratados com igualdade.
  • O livro trata não só da RAMPS, mas também de outras eletrônicas como a Smoothieboard, e fala não só as "lições aprendidas" de design com a RAMPS como o que as peças da eletrônica fazem.
  • O livro ensina acabamento a fundo. Não só ferramentas como lixadeiras e rebarbadora manual, mas também tintas, revestimento, química dos plásticos.
  • Quer entender a reciclagem e outros impactos ecológicos da impressão 3D? O livro tem. Também explica bioimpressoras, explica em detalhes minuciosos o uso da impressão 3D de plástico para itens comestíveis, explicando a legislação brasileira. Pra conseguir isso meses de correspondência com a ANVISA foram necessários.

Algumas partes que ainda faltam ao livro:

  • Tutorial de instalação e adaptação da impressora para autonivelamento de mesa
  • Especialidades de cada fatiador: (o objetivo final do livro é explicar todas as configurações)
    • Simplify3D: múltiplos processos
    • Slic3r: malhas modificadoras
    • Cura: malhas modificadoras e modos especiais
  • Mistura e seleção de múltiplas cores ou materiais: como funciona no Cura, Simplify3D e slic3r. Não sabe do que estou falando? Veja esses tutoriais em inglês: Simplify3D, Prusa Slic3r.
  • Firmwares: detalhamento do autonivelamento de mesa:
    • Obter o mapa de distorções da mesa (bump map)
    • Autonivelamento Unificado do Marlin 1.1.0
    • Smoothieware: autocalibração de delta com G32, autonivelamento de mesa, grid leveling -- referência

    Pelo menos um desses assuntos, com tudo dando certo, deve aparecer na edição 1.0 do livro.

Qual a sua agenda/cronograma a partir de agora?

Lembrando que esse é o cronograma se as doações funcionarem...

  • Hoje, dia 5 de setembro: lançamento do livro, disponível pra download em formato PDF
  • Segunda, dia 18 de setembro: disponibilização do livro com algumas correções e em formato ASCIIDOC no github para desenvolvimento coletivo.
  • Segunda, dia 5 de dezembro: disponibilização da versão 1.0 do livro com mais correções e pelo menos duas das partes faltantes citadas, e além do formato PDF, também em formatos EPUB, MOBI, AZW (Kindle) e HTML (online!). Com dinheiro de financiamento sendo suficiente, o livro será acompanhado de pelo menos duas animações no canal MakerLinux de conteúdo do livro, provavelmente configuração de delta entre elas.
  • Depois disso, em aberto. Dependerá de como a comunidade lidará com o material, mas imagino que o escopo do livro pode até se abrir pra digitalização 3D e CNCs.

O livro tem fórum oficial para discussão?

Sim. É no Fórum 3D Brasil.

Vai haver edição impressa?

É meu desejo e agora vou começar a procurar a melhor, e anunciarei aqui quando/se conseguir. Eu comecei a negociar com editoras enquanto escrevia mas decidi que não permitiria que a minha liberdade criativa fosse tolhida pelas condições que às vezes exigem. O mais importante é que o livro continuasse "CC-BY-SA".

O que é esse negócio de "CC-BY-SA" no livro?

É a licença dele. Você pode consultá-la no site da CreativeCommons, mas em resumo: você pode utilizar o material do jeito que quiser, pode até fazer modificações, derivações e uso comercial dele à vontade, mas se distribuir para outras pessoas (por exemplos, alunos de um curso que monte com eles), você tem que usar a mesma licença, permitindo a eles os mesmos direitos. Aliás, se você quiser fazer um curso com ele, não precisa nem me avisar -- mas se quiser me informar, e se desejar uma ajuda, a gente pode fazer um bom negócio!

A sua empresa, MakerLinux, presta que serviços?

  • Educação (óbvio): cursos, palestras (geralmente gratuitas, dependendo da disponibilidade), oficinas
  • Impressão sob demanda de peças nas tecnologias FFF e SLA.
  • Acabamento e pintura de peças impressas.
  • Modelagem 3D de malhas (Blender), sólida (FreeCAD) ou procedural (CadQuery / OpenSCAD)
  • Projetos envolvendo embarcados, de Arduinos a embarcados com Linux. O autor é administrador e desenvolvedor Linux com mais de 20 anos de experiência.
  • Projetos envolvendo automação, principalmente que combinem a impressão 3D com partes eletrônicas.
  • Desenvolvimento de software (a tratar).